As vantagens do sabonete artesanal

Atualizado: 17 de dez. de 2021


Você já parou para pensar, do que é feito um sabonete comum industrializado?


Todo sabão é produzido através do processo de saponificação (óleo ou gordura + alcális formando basicamente o sabão + glicerina). A diferença entre sabões e sabonetes é que para os sabonetes, os óleos utilizados possuem uma qualidade superior, além de ser acrescentado corantes, fragrâncias entre outras substâncias que aumentam o poder nutritivo para a pela.


Por sua vez, a diferença entre os sabonetes mais populares industrializados e os artesanais está na escolha das matérias-primas e no processo de fabricação. Primeiramente, o sabonete industrial, facilmente encontrado nas prateleiras dos supermercados, são produzidos com gordura animal que após passar pelo processo de saponificação, a glicerina gerada é retirada para ser utilizada na indústria cosmética devido ser muito valorizada. O sabonete convencional acaba ficando com um "pobre" poder umectante.


Em resumo, temos uma massa saponificada de banha (geralmente boi ou porco) destituída de glicerina. Tanto é que você já deve ter visto um sabonete, literalmente, rachar se ficar algum tempo no box, sem uso. Triste, não?


Mas é por isso que existe a saboaria artesanal =D

No sabonete artesanal, já na base da formulação, escolhemos um blend (mistura) de óleos e/ou gorduras (óleos, se for vegetal; gordura, se animal) de qualidade superior, geralmente orgânicos, prensados a frio (no caso dos óleos, para não perderem suas propriedades), com alto poder umectante e/ou emoliente, acrescidos com manteigas premium (tipo manteiga de karité, ucuuba,) ou óleos como óleo de semente de girassol, óleo de jojoba... Além disso, também adicionamos extratos glicerinados com propriedades fitoterápicas, como nosso querido (e famoso) extrato de aloe vera ou o de aveia entre tantos outros... Há ainda algumas versões com óleos essenciais para aromatizar naturalmente o produto e levar as propriedades terapêuticas que tanto amamos.


E aí, vale a pena ou não vale, repensar sobre o uso dos sabonetes, já que eles fazem uma parte considerável da nossa rotina de beleza e bem estar?

Aproveita e venha conhecer a @phynestesis nas redes sociais. Vou adorar ter você lá!


Um beijo da sua farmacêutica!

Silvana Fontoura





69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo